Chave de limite de nível compacta para otimização do processo em usinas hidrelétricas

Uma das maiores empresas de fornecimento de energia do Reino Unido estava procurando equipamentos modernos para sua represa do norte com tecnologia de medição flexível. O fornecedor de eletricidade e gás natural para residências e empresas locais vem se concentrando na geração de energia hidrelétrica há vários anos, além da energia eólica.

 

Detector de contrapressão para o transporte de cavacos de madeira

A peça central da usina hidrelétrica da represa é o sistema de cavaco de madeira instalado, que foi recentemente implementado para conter a poluição da represa. Os cavacos de madeira acumulados são transportados para uma área de armazenamento designada por meio de uma série de transportadores de corrente. Estes transportadores de corrente precisam ser monitorados com tecnologia de medição moderna e robusta. Isto é, um indicador que funciona como um detector de nível máximo é necessário nas calhas de transferência a fim de detectar um bloqueio com os cavacos de madeira em tempo hábil.

Junto com a subsidiária UWT (UK) Ltd em Shrewsbury, foi encontrada uma solução segura após vários testes usando sondas de vibração que funcionam de acordo com o princípio da vibração. O Mononivo® MN 4020 com extensão de tubo foi instalado nas calhas de transferência e detecta de forma confiável os cavacos de madeira. A densidade aparente dos chips é de 450 g/l, a temperatura de processo é de até 80°C (176°F). Devido à aplicação, há alta umidade na área de processo. A pressão do processo é de cerca de 0,8 bar (11,6 psi). A corrosão é relativamente severa e requer um detector com alta qualidade superficial. Com a sensibilidade ajustável e as pequenas roscas de conexão de 1 polegada, a sonda de haste única de aço inoxidável poderia ser perfeitamente configurada para a aplicação. O ideal para uso em cavacos de madeira e aparas de madeira é o fato de que, devido ao projeto, nenhum material pode se acumular na extensão do sensor, o que evita uma comutação defeituosa a longo prazo.

A haste vibrante é estimulada a vibrar por elementos piezoelétricos. O material em contato pára a vibração, causando uma mudança de voltagem nos elementos piezoelétricos. Isto é registrado eletronicamente. Uma saída de comutação é ativada. A vibração também causa uma certa autolimpeza da sonda de nível.

 

A represa, com altura de 16,5 metros e comprimento de 139 metros, é um dos mais importantes fornecedores de energia para a região. Com a instalação dos detectores de mín/ máx resistentes à corrosão, os fluxos do processo na usina hidrelétrica poderiam ser otimizados rápido e facilmente no que diz respeito à proteção contra transbordo do sistema de cavacos de madeira.