Gerenciamento de poeira e corrosão com tecnologia de medição de aço resistente

Para vários silos de minério de ferro de 8 a 30 metros de altura, , devido à forte geração de poeira, foi decidido instalar a inovadora tecnologia de radar de ondas guiadas em vez do popular sensor de radar de onda livre. Junto com o parceiro local No setor metalúrgico, as condições são frequentemente duras, ruidosas e poeirentas. O equipamento de medição de nível deve ser robusto e absolutamente confiável como padrão para garantir um processo de produção contínuo e sem tensão. Perto de Santo Domingo, uma solução moderna para medição de nível contínua com sensores de radar guiado foi configurada para um produtor global de aço. A tecnologia de medição de nível teve que operar sem ser afetada por poeira, abrasão e altas temperaturas para obter resultados precisos.


Tecnologia de sensor de radar guiado para medição de nível contínuo em minério de ferro

No curso da modernização de sua filial na República Dominicana, um produtor de aço globalmente ativo estava procurando uma tecnologia de medição robusta e ao mesmo tempo muito precisa para equipar seus silos de minério de ferro. A empresa está envolvida na exploração, extração, processamento e comercialização de metais e produtos minerais, sendo os principais produtos o níquel, cobre, cobalto e platina comercializados globalmente.

Para vários silos de minério de ferro de 8 a 30 metros de altura, , devido à forte geração de poeira, foi decidido instalar a inovadora tecnologia de radar de ondas guiadas em vez do popular sensor de radar de onda livre. Junto com o parceiro local UWT Partner Naniki Automation Solutions SRL testes correspondentes foram realizados na planta de produção sob várias condições significativas de processo em termos de temperatura, pressão e corrosão.

 

Os sensores de radar guiados da série NivoGuide® são utilizados para a medição de nível contínuo em aplicações de materiais líquidos e sólidos. A onda de medição de até 75 metros e sua alta sensibilidade de um valor DK de 1,5 permite uma instalação versátil em silos, tanques e dutos. O radar guiado não contém peças móveis no recipiente de processo. As microondas são emitidas em baixas freqüências para que não ocorram reflexos interferentes, mesmo com alta intensidade de poeira. Isto significa que o conteúdo energético do microondas pode ser usado exclusivamente para determinar o nível específico dentro dos processos a serem coordenados. As versões de unidade são cada uma equipada com extensões que podem ser adaptadas individualmente à aplicação com extensões de haste e cabo.

 

 

Projeto robusto com alta precisão de medição

Para as condições de processo da aciaria, o radar guiado da série NG 3100 como uma versão cabo foi a solução perfeita. Com um acoplamento reforçado para altas forças de tração e um projeto à prova de poeira, estes TDRs são especialmente projetados para a detecção de medidas sólidas. Além disso, o sensor de NG é muito flexível e não precisa ser recalibrado ao trocar os materiais. O sinal de medição é "guiado" ao longo do cabo e refletido pelo meio, recebido novamente no sensor e convertido em um sinal de nível. Isto torna possível medir com confiabilidade mesmo em recipientes estreitos e altos, independentemente da formação ou acúmulo de poeira.

Além disso, a corda da unidade de radar foi fornecida com um revestimento especial de PA, o que adicionalmente melhorou sua resistência à abrasão e a torna mais resistente a materiais abrasivos. Os materiais a granel de grão fino não podem se assentar nas malhas da corda instalada. Tem um diâmetro externo de 11 mm e pode ser fixado ao piso para que não toque as paredes do silo durante o processo de preenchimento e esvaziamento. O projeto do acoplamento, que foi otimizado para sólidos, permite uma carga de tração na corda de até 30 kN, o que é particularmente importante para a durabilidade do sensor quando se lida com sólidos pesados como o minério de ferro. Os materiais utilizados (selos FKM, isolamento PPS) dentro do acoplamento permitem que o sensor seja utilizado a temperaturas de processo de até 80 °C.


O curto tempo de transmissão da eletrônica HART de 2 fios e a alta precisão de medição (+/- 2 mm) contribuíram para o aumento da eficiência. No total, 15 pontos de medição foram equipados com os sensores TDR neste projeto, que funcionaram sem nenhum problema.

 

 

A implementação amigável do sensor parecia uma instalação inteligente "plug-and-play" e uma determinação consistente do nível poderia ser garantida desde o início. A série NivoGuide® NG 3000 também é projetada de acordo com os requisitos normativos de segurança funcional para garantir funções de segurança em uma redução de risco SIL2.


Um assistente de início rápido, orientado por menus, tornou o comissionamento simples, seguro e eficiente. A partir de agora, o display integrado permite a verificação prática das medidas e curvas de eco em tempo real. Além disso, o sensor TDR é "adaptável" e reconhece quais sinais são alterados. Os fluxos do processo de produção de aço na República Dominicana são assim sempre otimizados.