Medição de nível e monitoramento em matéria prima plástica

Tecnologias modernas e de alta qualidade garantem um processo de fabricação contínuo e sem tensões nas fábricas

 

Quando se trata de detectar níveis de abastecimento em silos e operações de processamento de material, sensores com um alto grau de compatibilidade para diferentes recipientes de processo oferecem um ótimo suporte para um processo suave. Dependendo do estágio de processamento, o material a ser controlado pode ser de natureza muito diferente e colocar diferentes demandas sobre a tecnologia de medição a ser usada. Usuários de diferentes indústrias com vários silos de armazenamento espalhados consideram cada vez mais necessário que suas fábricas estejam equipadas com visualização e monitoramento automatizados dos dados, além da medição de nível contínua de preenchimento.

 

Soluções modernas para processos eficientes de armazenagem

Tecnologia de medição combinada com visualização de dados

A fim de garantir uma solução profissional em termos de precisão e confiabilidade de processo quando se trata de medição de conteúdo durante as diversas estações do processo de fabricação para apoiar uma instalação de produção, é necessário responder às respectivas exigências de processo com soluções sofisticadas de medição. Ao configurar a tecnologia do sensor, devem ser levados em conta fenômenos individuais do respectivo ambiente de processo para que o sensor se integre perfeitamente aos recipientes e silos. Para garantir uma cadeia de valor contínua, foi realizada uma modernização dos processos de armazenagem de um processador de plástico para suas matérias-primas na fábrica de produção em Portugal.

 

Os níveis de 21 silos de armazenamento com matéria-prima para produtos plásticos deveriam ser monitorados com mais precisão e uma proteção adicional contra transbordo implementada nos silos.O projeto foi realizado com uma instalação combinada do sistema de medição contínuo eletromecânico NivoBob® NB 4200 e um sistema de sensor de nível pontual dos detectores de pás rotativas Rotonivo® RN 3002 com o parceiro local da UWT ZEBEN Sistemas Electrónicos Lda. O NivoBob® NB 4200 com interface Modbus RTU mede continuamente o nível dos vários plásticos nos silos, independentemente da densidade aparente e do valor DK. O Rotonivo® RN 3002 alarme de silo completo com extensão de corda protege contra preenchimento excessivo. Os braços de extensão podem ser ajustados flexivelmente ao comprimento e ao ponto de comutação certos. Ambos os sensores são versáteis na indústria de plásticos e podem ser usados em todos os sólidos, granulados e pós. Eles são econômicos e fáceis de instalar.

A determinação do nível com um sensor eletromecânico é uma das tecnologias mais amigáveis ao cliente devido a sua simplicidade e compreensibilidade. A base deste método de medição é a fita ou bobina de corda acionada por um motor elétrico e o peso sensor acoplado a ela. Isto pode ser ajustado à densidade aparente do meio. Os sensores eletromecânicos são montados no teto do contêiner. O peso de um sensor é baixado para dentro do recipiente. O peso de detecção é fixado na extremidade de um cabo/fita de medição, que é enrolado em um carretel acionado por um motor elétrico. Quando o peso sensorial atinge o produto, a direção da bobina é alterada e o peso retorna à sua posição original. Durante o movimento de descida do peso sensor, a distância é medida eletronicamente pela rotação da corda/carretel de fita. O microprocessador converte a distância medida em um sinal de saída específico do volume que depende da geometria do silo. O sinal de saída é atualizado após o peso de sensoriamento atingir o produto. A série NivoBob® 4000 é a versão de baixo custo dos sensores eletromecânicos. Além de uma versão com corda, também está disponível uma versão com fita. Mecanicamente um pouco mais simples no projeto, os sensores de nível são adequados para todas as aplicações comuns de sólidos a granel em vários setores industriais. Além disso, o flange giratório, que pode ser selecionado para esta série, permite uma montagem flexível em tetos inclinados de silos.

O Rotonivo® RN 3000 tem uma caixa eletrônica compacta e pequena e pode ser configurado com diferentes extensões de sonda dependendo da aplicação. É utilizado como um detector de nível máximo, intermediário e mínimo. Para embarcações de processo, uma versão curta com sensores correspondentemente pequenos está disponível. Para tanques de armazenamento maiores e silos, há variantes de medição de nível máximo com extensões de cabos e extensões com eixo e tubo de proteção. Tudo pode ser configurado de forma flexível em termos de comprimento. Para aplicações mecanicamente exigentes, podem ser usadas versões com extensões estáveis ou com tubo de proteção e rolamentos de duplo eixo. Os rotonivo® série RN 3000 são utilizados até uma temperatura de processo de 1100 °C e uma sobrepressão do navio de 10 bar. A grande vantagem destes interruptores de nível pontual é que eles funcionam sem problemas em quase todos os tipos de sólido. Independentemente dos produtos aderentes e da formação de pó, eles operam por muito tempo e são econômicos em relação a outros princípios de medição. O Rotonivo® RN 3000 tem as aprovações internacionais StaubEx e EHEDG para a indústria alimentícia. O multitalento para medição de nível pontual em aplicações de sólidos.

Além disso, o sistema de visualização NivoTec® NT 3500 foi combinado dentro dos silos de armazenamento para monitoramento e controle. Os níveis de preenchimento detectados são recuperados remotamente e as tendências são analisadas, o que, em última análise, completa de forma otimizada a gestão logística. O hardware é um controlador web Wago com interface Modbus RTU, que se comunica com os sensores e fornece todos os dados necessários para monitorar o nível de abastecimento e a demanda. O acesso remoto via Internet e o preenchimento de informações de nível via e-mail poderiam ser implementados em paralelo.